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Description
Necessidades de mudança podem ser identificadas nos seguintes casos:
- No tratamento de incidentes, para autorizar a aplicação de uma solução;
- No cumprimento de uma requisição de serviços em uma janela de manutenção;
- No tratamento de um problema, para autorizar a aplicação de uma solução que elimina a causa raiz;
- Quando forem identificados desvios durante uma auditoria de configuração;
- Quando identificada pelo gerenciamento de projetos.
Para a abertura de uma RdM, o solicitante deve atender aos seguintes pré-requisitos:
- Identificar o evento (incidente, requisição de serviço, problema etc.) que gerou a necessidade da mudança e vinculá-lo à RdM a ser registrada. Eventos que possam ser resolvidos na mesma mudança poderão ser vinculados a uma única RdM;
- Preencher os dados solicitados no formulário de RdM.
A RdM criada ficará disponível para o processo gerenciar liberações, para que seja realizado o planejamento da(s) liberação(ões) referente(s) à mudança.
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Description
Ao receber a RdM planejada do processo gerenciar liberações, o gerente de mudanças deve identificar o tipo de mudança (planejada/normal, emergencial ou padrão) e verificar se o planejamento está completo.
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Description
Se todas as informações estiverem em conformidade e a solicitação de mudança for identificada como emergencial, o gerente de mudanças deve identificar os aprovadores emergenciais para a mudança em questão e convocar o CCME. A RdM será então submetida ao CCME para aprovação emergencial.
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Description
Quando convocados, os aprovadores emergenciais (integrantes do CCME) devem avaliar a RdM considerando seu caráter emergencial e decidir sobre sua aprovação ou não. Em caso de não aprovação, o motivo deverá ser informado.
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Description
Se após a avaliação do comitê responsável, for identificada alguma informação faltante ou incorreta, o gerente de mudanças deverá devolver a RdM ao solicitante, informando o motivo da devolução.
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Description
As autorizações de cada RdM realizadas pelo CCM ou CCME devem ser registradas no SGS pelo gerente de mudanças.
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Description
Para cada RdM aprovada no SGS, o sistema deve gerar uma notificação para todos os envolvidos e impactados, informando sobre a aprovação da mudança e a janela de manutenção na qual será implantada.
Observação: a lista dos envolvidos a serem notificados estará associada a cada RdM. Essa lista é definida pelo solicitante/analista de liberação responsável por planejar a mudança e verificada/complementada pelo gerente de mudanças.
Implementation
WebService
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Description
Todas as RdMs finalizadas pelo processo de liberação devem passar pela revisão pós-implantação, a fim de verificar se a mudança foi bem sucedida e se atendeu aos seus objetivos.
A revisão é realizada pelos envolvidos na mudança, geralmente membros do comitê, sendo coordenada pelo gerente de mudanças, o qual é responsável por registrar o resultado da revisão no SGS.
A revisão deverá confirmar se os ICs impactados pela mudança foram devidamente atualizados no BDGC e se os serviços afetados foram atualizados no catálogo de serviços.
As lições aprendidas devem ser documentadas para futura utilização.
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Gates
Mudança não validada funcionalmente
Mudança finalizada sem sucesso
Mudança validada funcionalmente
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Description
Se na revisão pós-implantação for identificado que a mudança não ocorreu conforme planejado, o gerente de mudanças fecha a RdM sem sucesso e informa ao solicitante sobre o seu encerramento.
Nesse caso o solicitante deve abrir outra RdM. Essa atividade inclui o plano de retorno (rollback).
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Description
Se for identificado que a mudança foi concluída, porém não atingiu seus objetivos, ou ainda gerou outros problemas, o gerente de mudança fecha a RdM com restrições. Nesse caso, uma sugestão de problema poderá ser identificada e registrada.
![](diagrams/bpmnimg/UserTask.png)
Description
Se na revisão pós-implantação for identificado que a mudança foi concluída com sucesso e atingiu seus objetivos, o gerente de mudanças fecha a RdM com sucesso.
![](diagrams/bpmnimg/UserTask.png)
Description
As RdMs submetidas ao CCM ou CCME que não forem autorizadas devem ser canceladas no SGS pelo gerente de mudanças, o que inclui o registro da não aprovação da mudança e o motivo, conforme informado pelo respectivo comitê.
![](diagrams/bpmnimg/ServiceTask.png)
Description
Para cada RdM reprovada no SGS, o sistema deve gerar uma notificação para todos os envolvidos, informando o cancelamento da mudança e o motivo.
Observação: a lista dos envolvidos a serem notificados estará associada a cada RdM. Essa lista é definida pelo solicitante/analista de liberação responsável por planejar a mudança e verificada/complementada pelo gerente de mudanças.
Implementation
WebService
![](diagrams/bpmnimg/UserTask.png)
Description
Se todas as informações estiverem em conformidade e a solicitação de mudança for identificada como planejada/normal, o gerente de mudanças deve incluí-la na pauta de reunião do CCM.
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Description
Mediante convocação, o CCM se reunirá na data e hora marcadas. Todas as RdMs em pauta devem ser avaliadas individualmente e em conjunto, permitindo uma análise de conflitos. O CCM deve deliberar sobre a autorização de cada RdM para a próxima janela de manutenção.
Os assuntos a serem tratados na reunião do CCM são:
- Discutir e analisar a viabilidade das mudanças em pauta;
- Analisar os impactos no ambiente;
- Verificar o relacionamento de cada mudança em relação a outras mudanças solicitadas;
- Confirmar as datas das mudanças, período, tempo de indisponibilidade prevista e janela da mudança;
- Validar o comunicado que deverá ser enviado aos envolvidos, quando necessário.
Deverá ser designado um coordenador para acompanhar as mudanças na próxima janela de manutenção, que poderá ser o próprio gerente de mudanças ou um analista da principal área envolvida nas mudanças a serem realizadas.
![](diagrams/bpmnimg/UserTask.png)
Description
Se após a verificação de conformidade, o gerente de mudanças identificar alguma informação faltante ou incorreta, deve devolver a RdM ao solicitante da mudança, informando o motivo da devolução.
![](diagrams/bpmnimg/UserTask.png)
Description
Se todas as informações estiverem em conformidade e a solicitação de mudança for identificada como padrão (pré-aprovada), o gerente de mudanças deve confirmar a condição padrão da mudança no SGS. Nessa situação, a RdM estará disponível para ser implementada.
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